The Hu: Heavy Metal mongol faz sua estreia

O Rock e o Heavy Metal tem mostrado ao longo do tempo que não respeita fronteiras, nem idiomas. Nos mais diversos cantos do planeta podemos encontrar pelo menos uma banda ligada a algum estilo de música pesada. Vindos da longínqua Mongólia, no centro do continente asiático eis que surge a banda The Hu. Formada em 2018, na cidade de Ulan Bator, capital da Mongólia, o The Hu pratica um Heavy Metal folclórico, trazendo além dos tradicionais instrumentos do estilo (guitarra, baixo e bateria), também alguns instrumentos tradicionais do país.

Seus músicos se definem como um grupo de Hunnu Rock ou Rock Huno, em homenagem a seus ancestrais, guerreiros de Átila, o huno. Basicamente, então podemos definir o Hunnu Rock como sendo o Folk Rock Mongol. Para reforçar essa temática, seus integrantes usualmente se apresentam com trajes típicos de sua região de origem, reforçando o caráter folclórico de sua proposta musical.

Alguns dos instrumentos musicais usados pela banda The Hu são o “morin khuur”, com apenas duas cordas, normalmente feitas com a crina de cavalos e é um dos mais tradicionais do folclore local e o “topshur”, também com duas cordas. Além disso, inclui-se o canto gutural mongol, chamado “xöömei.

Algumas músicas presentes em seu álbum de estreia “The Gereg” já haviam sido compostas há alguns anos e diversos singles foram lançados ao longo de 2018 e 2019. O nome do álbum faz alusão a um termo que designa um tipo de passaporte diplomático usado por nobres e funcionários mongóis, na época do conquistador Gengis Khan, no século XIII.

“The Gereg” teve seu lançamento inicial em 13 de setembro de 2019, porém uma nova edição foi relançada em 10 de julho deste ano, com as participações de Jacoby Shaddix (Papa Roach), a banda From Ashes to New e Lzzy Hale, além de trazer versões acústicas de 3 faixas.

O The Hu é formado por TS.Galbadrakh (Gala), nos vocais principais e morin khuur, N.Temuulen (Temka), no topshur, G.Nyamjantsan (Jaya), vocal, tumur khuur, que é um tipo de harpa, tsuur, um tipo de flauta e flauta comum e B.Enkhsaikhan (Enkush), nos vocais guturais e morin khuur.

Durante o ano de 2019, a banda zarpou para a Europa, apresentando-se em diversos festivais, na França, Reino Unido, Noruega, Bélgica, Alemanha e Polônia. A banda também passou pelos Estados Unidos numa grande tour.

The Hu – The Gereg

  1. The Gereg
  2. Wolf Totem
  3. The Great Chinggis Khaan
  4. The Legend of Mother Swan
  5. Shoog Shoog
  6. The Same
  7. Yuve Yuve Yu
  8. Shireg Shireg
  9. Song of Women

Bônus:

– Wolf Toten (Feat. Jacoby Shaddix)

– Yuve Yuve Yu (Feat. From Ashes to New)

– Song of Women (Feat. Lzzy Hale)

– Shireg Shireg (Acoustic)

– Yuve Yuve Yu (Acoustic)

– Shoog Shoog (Acoustic)