The Alan Parsons Project: International collaboration liderada pelo brasileiro Daniel Vargas lança “La Sagrada Familia”

Durante essa quarentena, em virtude da pandemia do coronavírus, diversos músico tem se reunido para produzir material para o público, mesmo à distância. O melhor é que várias dessas ações, denominadas “collab” ou colaboração tem sido produzidas com bastante qualidade. Um desses exemplos surgiu pelas mãos do brasileiro Daniel Vargas, vocalista da banda paulista Adellaide, de AOR. A banda Adellaide já havia lançado duas “Collab” ao longo da quarentena, “Ask the Lonely”, cover do Journey e “Robotica”, faixa de abertura de seu mais recente álbum “New Horizons” (2019). Agora, está sendo lançada uma ousada colaboração, com diversos músicos internacionais, uma versão da música “La Sagrada Família”, do The Alan Parsons Project.

A escolha da canção se deu por razões pessoais, um vínculo familiar e pessoal do vocalista com sua temática lírica. Daniel Vargas é um grande fã de Alan Parsons e idealizou que a música fosse feita com uma versão moderna. Sendo uma música com viés AOR e progressivo, seria perfeitamente encaixada no mercado musical em que trabalha a sua própria banda. Para compor a versão Daniel usou, então os mesmos recursos utilizados na forma de composição das músicas da Adellaide.

Para tanto, foi inicialmente convocada a cantora sueca Marina Ammouri, que já havia colaborado numa parceria, como dueto vocal na faixa “It’s Just a Matter of Time”, single do atual álbum da Adellaide. Através dela, foram convidados vários músicos, especialmente da cena europeia, que se uniram aos músicos da Adellaide para a composição do line up.

Cada integrante teve uns 15 dias para gravar as suas partes, da melhor forma que poderiam e enviaram para seu idealizador, para a montagem da colaboração, que teve as mãos calibradas do renomado produtor paulista Tito Falaschi.

Para a captação das imagens, também reuniram os vídeos das performances dos músicos, bem como uma reprodução real de uma igreja como cenário, na Suécia, uma vez que a música original se refere à Basílica La Sagrada Familia, monumento de Antonio Gaudí, em Barcelona/Espanha.

O próprio Alan Parsons aprovou a iniciativa e autorizou a realização da mesma, o que foi fundamental para o sucesso da empreitada.

Esse é, de fato um projeto ambicioso, que envolveu 10 músicos, de 5 países diferentes, uma união internacional, que envolve musicalidade, fronteira de línguas e a junção de todos os instrumentos, o que seria impraticável se tivesse que ser feito como videoclipe. A collab acaba por tornar possível e praticável a realização deste projeto fantástico, uma grande homenagem ao ícone relevante do Rock, Alan Parsons.

Ficha Técnica:

-Daniel Vargas (Adellaide-Brasil) – Vocais

-Marina Ammouri (Suécia) – Vocais

-Leandro Freitas (Adellaide-Brasil) – Teclados

-Cadu Yamazaki (Adellaide-Brasil) – Baixo

-Staffan Österlind (From the Sky/Paul Di’Anno-Suécia) – Guitarra

-Jere Valdevit (Showtime Band Zg-Croácia) – Saxofone

-Antonina Kondratyeva (Opera Light Ensemble-Rússia/Suécia) – Violoncelo

-Johan Kullberg (HammeFall/ Therion-Suécia) – Bateria

-TerryLee Whetstone (USA) – Flauta

-Julia Ammouri (Suécia) – Edição de Vídeo

-Tito Falaschi (Brasil) – Produção de Som