RESENHA: BAROK PROJEKTO – EP KVIN JARCENTOJ (2021)

27/05/2021

O BaRok Projekto é um projeto de metal baseado em Goiânia e liderado por Rafael Muniz e Rafael Milhomem, onde se misturam várias vertentes dentro do rock e metal, porém com o diferencial de que suas canções são interpretadas na língua esperanto. Neste ano de 2021, a dupla produziu e lançou seu mais mais recente trabalho Kvin Jarcentoj, um EP com 6 faixas. Este novo EP teve seu lançamento oficial na data de 26 de maio e foi produzido por Milhomem, Muniz e VinilKosmo. A belíssima arte da capa foi desenvolvida pelo grande artista Carlos Fides (Artside), que já trabalhou com nomes de peso do metal mundial como Evergrey, Kamelot, Edu Falaschi, Narnia, Almah, Vitalism, etc. A masterização foi realizada na França, por Triboulet, no Studio de la Trappe, em Donneville, Okcitanio, e a mixagem realizada por Muniz, aqui no Brasil.

Neste novo trabalho, Munizé o responsável por voz, tenor, guitarra, baixo, orquestra programada, bateria programada e letras.Já Rafael Milhomem, por vocal gutural, baixo (coral), guitarra, baixo, flauta, percussão e letras. Por falar em letras, Kvin Jarcentoj apresenta músicas diversificadas, as quais conduzem nossas almas para locais distantes. Durante essa viagem a temática sai do coração da floresta amazônica e invade o congresso mundial. A atualidade dos temas abordados excitantes e provoca sentimentos de raiva, tristeza, apatia e também felicidade, união e força. Os textos ainda tratam sobre a cultura indígena, mas agora não sobre mitologia tupi e sim sobre os primeiros habitantes do Brasil, agora inseridos na atualidade, tratando de temas como política e sua relação com os tempos modernos. Este EP apresenta uma nova fase na vida do projeto, ainda mais pesado e mais direcionado ao folk metal.

Para finalisar, temos a faixa-título, “Kvin Jarcentoj”, também pesada, porém mais sinfônica, trazendo belos e inspirados solos. Participam da canção a contralto Linda Le Nepveu e a soprano Zdravka. A parte lírica se relaciona a continuidade da luta dos povos indígenas, neste caso os do Brasil, ao qual já dura mais de cinco séculos, que é a tradução do tema da canção. Agora é hora para o despertar, para ocupar o congresso e mostrar, não a força de nossas flechas, mas a força de nossa caneta, nossa arte e assim nós iremos escrever uma nova história para os livros de história. Como bônus, o EP ainda traz uma última faixa, que na verdade é uma versão karaokê da música “Jen”, para quem gosta de soltar a voz e cantar.

https://open.spotify.com/album/3G08I9BYT2NvtJtYORWth4

O EP Kvin Jarcentoj, do BaRok Projekto é gigantesco, maduro, forte e ousado, que nos faz refletir e pensar no momento que estamos vivendo. Musicalmente, a dupla Muniz-Milhomem mostra cada vez mais entrosamento e habilidade extraordinária, um profissionalismo exemplar, com suas variantes sonoras e um belo acerto nas participações especiais, que abrilhantaram ainda mais esse fantástico lançamento.

Tracklist:
01. Praulan Forton (03:16)
02. Sola Hirund´ (02:28)
03. Kaŝiri´ (03:03)
04. Jen (03:56)
05. Kvin Jarcentoj (04:05)
06. Jen (Karaokê) (03:58)

Formação:
Rafael Muniz (voz, tenor, guitarra, baixo, orquestra programada, bateria programada e letras)
Rafael Milhomem (vocal gutural, baixo (coral), guitarra, baixo, flauta, percussão e letras)
Fred Mika (bateria na faixa “Sola Hirund'”)
Kimera (vocais na faixa “Sola Hirund'”)
Linda Le Nepveu(contralto na faixa “Kvin Jarcentoj”)
Zdravka (soprano na faixa “Kvin Jarcentoj”)

0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Catedral do Rock

24 horas de Rock

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Biographia54

Danos Irreversíveis

02.

5Th Machine

5Th Machine

03.

PAD

Um Sopro

04.

NIGRO

Only For Today

05.

Hunter

Rise Up

Anunciantes