Dia dos Pais: Canções de Rock e Metal para homenagear a data.

O Rock e sua diversidade sonora, distribuída em tantos estilos, também traz em sua temática lírica uma diversidade de assuntos. Já que hoje nós comemoramos o Dia dos Pais, vamos trazer uma lista de canções dentro do Rock e do Metal, que abordam esse tema, em diversos ângulos, desde homenagens de pais para filhos, de filhos para seus pais ou mesmo sobre a relação tempestuosa entre eles.

1-Iron Maiden: Blood Brothers

Steve Harris compôs esta música em homenagem a seu pai. Ela foi lançada em 2000, estando presente no álbum “Brave New World”.

2-Dream Theater: Best of Times

Essa música foi composta pelo baterista Mike Portnoy, para homenagear aquele que seria o grande responsável pelo seu gosto pelo Rock, seu pai. Ela foi lançada em 2009, no álbum “Black Clouds & Silver Linings”.

3-Cat Stevens: Father and Son

O clássico, que originalmente era pra se tornar também um filme fala sobre um menino que queria se juntar à revolução russa contra a vontade de seu pai, um fazendeiro conservador. Em um contexto refletia não apenas o conflito social da época de Stevens, mas também capturava os impulsos das gerações mais velhas e mais jovens em geral.

4-Manowar: Pai (Father)

Essa música foi lançada no álbum “Thunder in the Sky” (2009), em inglês, “Father”, mas teve lançamento em várias versões, num total de 16 línguas, incluindo o português. Uma homenagem recorde ao Dia dos Pais.

5-Seventh Wonder: Tears for a Father

A música, que fala sobre as duas faces da relação entre pai e filho, foi lançada no álbum “Mercy Falls” (2008).

6-Oliva: Father Time

A música, composta pelo fundador e vocalista da clássica banda Savatage, foi lançada no álbum “Raise the Curtain” (2013), seu primeiro solo.

7-Lynyrd Skynyrd: Simple Man

Esse clássico, de 1973, lançada no álbum de estreia da banda fala sobre relações familiares, onde o jovem recebe conselhos sobre como cuidar bem de sua futura família, como provedor e pai.

8-5th Machine: The Wind

A mais nova deste relação, “The Wind” está presente no álbum de estreia “Back in Time”, lançado neste ano pela banda paulista e traz em sua essência a questão que permeia todo pensamento daqueles que são pais, em não saberem em que se tornarão seus filhos.

9-KISS: I will be There

Essa belíssima canção é uma homenagem de Paul Stanley ao seu filho Evan Shane Stanley, nascido em 1994. Faz parte do álbum “Carnival of Soul” (1996).

10-Eric Clapton: Tears in Heaven

Uma tragédia familiar pode ser a inspiração de uma bela canção. Esse é o caso desta música, composta por Clapton, em homenagem a seu pequenino filho, que morreu aos 4 anos, após cair de uma janela, relatando a sua dor com a perda. Foi lançada em 1992, no Acústico MTV.

11-Soulspell: Father and Son

Apesar do mesmo nome, são músicas diferentes. Esta foi lançada um pouco mais recentemente, em 2017, no álbum da Metal Opera brasileira Soulspell “The Second Big Bang” e contou com as participações nos vocais de Daíza Munhoz e Pedro Campos.

12-Stratovarius: Father Time

Chamando o tempo de um pai figurado, a música, que foi lançada em 1996, no álbum homônimo, fala sobre memórias, uma reflexão do que se faz e do que se espera hoje.

13-U2: Sometimes You Can’t make it on Your Own

Escrita por Bono, lançada no álbum “How to Dismantle an Atomic Bomb” (2004), fala sobre a relação pessoal do cantor com seu pai, Bob Hewson, falecido de câncer 3 anos antes.

14-Ugly Kid Joe: Cat’s in the Cradle

Lançada em 1992, no álbum “America’s Least Wanted”, essa é uma versão, original de 1974, por Harry Chapin, cuja letra foi baseada num poema escrito por Sandy, sua esposa. A canção é retratada em primeira pessoa por um pai que está ocupado demais para passar um tempo com seu filho. Conforme o filho em sua infância pede para o pai o acompanhar em suas atividades, o pai sempre responde com vagas promessas de passar mais tempo com ele no futuro. Mesmo desejando passar mais tempo com o pai, o filho continua a admirá-lo, dizendo “que vai ser igual a ele”. Os dois versos finais há a troca de papeis, onde o pai pede para passar mais tempo com o filho já crescido, mas o filho sempre responde que agora está muito ocupado para encontrar tempo para passar com o pai. Então o pai reflete que os dois são muito parecidos, dizendo “meu filho é simplesmente igual a mim”.

15-Marko Hietala: The Voice of my Father

Lançada como single, presente em seu mais novo álbum solo “Pyre Of The Black Heart” (2020), o baixista do Nightwish mostra que o álbum é realmente uma montanha-russa musical, que leva os ouvintes a um mundo de emoções fortes e sentimentos profundos!”. A música retrata a importância do exemplo da figura paterna em seu filho, que o encara como seu herói particular, dentre todos os pais que existem.

A Rádio Catedral do Rock deseja a todos Feliz Dia dos Pais!!!